O Artéria, coordenado academicamente pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e artisticamente pelo Teatrão, é um projeto que pretende criar uma rede de programação cultural regional para agentes/estruturas oriundas de 8 cidades e respetivos concelhos da região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu.
Este projeto realiza a sua programação em espaços patrimoniais recuperados ou em processo de requalificação e em equipamentos culturais das referidas cidades. Ao ser constituída por agentes da região pretende ter um impacto no fortalecimento do tecido cultural e artístico e na afirmação deste território na produção e circulação artísticas.
Apresenta-se como uma proposta de trabalhar com um conjunto de parceiros e colaboradores que representam eles próprios uma radiografia das comunidades urbanas em causa, fomentando a necessidade de circulação de informação e trabalhando na capacidade de mobilização dessas mesmas comunidades, transformando territórios meramente geográficos em comunidades relacionais. Nesta dinâmica incluímos um conjunto de cidades da região centro de Portugal, abarcando, não só a zona litoral - Coimbra, Figueira da Foz, mas também a zona mais interior - Belmonte, Guarda, Fundão, Tábua, Viseu e Ourém num esforço conjunto de criação de uma dinâmica cultural regional que tenha um impacto social local, podendo e devendo oferecer uma proposta de mudança ao nível da região e da sua relação com o território nacional e internacional.
O Artéria propõe para reflexão a forma como a atividade artística pode contribuir para refundar as bases da cidadania, da democracia e da sustentabilidade urbanas. O mote principal prende-se com o facto de a iniciativa integrar múltiplas dimensões, nomeadamente artística, cultural, cívica e académica. O objetivo científico é facilitar uma conceção integrada das questões sociais e culturais do espaço urbano, articulando o conhecimento académico e não académico. Pressupõe para isso a criação de uma Rede de instituições e organizações culturais, artísticas e académicas que funcionem como uma iniciativa de extensão comunitária e universitária, integrando saberes distintos (artes performativas, urbanismo, cidadania, cultura, entre outras). Este esforço de integração multidisciplinar permite a construção de diferentes ferramentas de análise como diagnósticos de necessidades locais, monitorização de impactos, estudos de públicos, identificação de "políticas urbanas" e o mapeamento cultural de agentes, instituições, e outros projetos de intervenção cultural e artística. Este esforço tem como objetivo promover uma ligação próxima entre o conhecimento académico e aquele que advém dos agentes da sociedade civil, criando Projetos Artísticos de Intervenção local, geradores de criação cultural e artística, em ligação direta com a formação artística de comunidades diferenciadas.
Em particular, a monitorização científica do projeto Artéria nas diferentes cidades pretende desenvolver uma relação entre este acompanhamento académico e os processos de criação artística. Esta monitorização implica o desenvolvimento de uma metodologia de investigação-ação com duas vertentes.
A primeira vertente é uma vertente pedagógica, que pressupõe a integração de alunos das Instituições Académicas parceiras e dos seus trabalhos académicos nos processos artísticos de criação a decorrerem nas idades Artéria. A segunda vertente (a vertente da investigação-ação) integra o acompanhamento dos processo de criação artística pelas equipas de investigadores associadas. O Mapeamento Cultural é aqui concretizada na sua direta ligação com os processos de criação artística, assumindo o próprio processo de investigação-ação uma dupla função: análise social e intervenção direta para influenciar a transformação da realidade social e cultural. Por outro lado, deve também desenhar acompanhamento científico que se interligue com os processos da criação e apresentação artística, tal como levantamento sociocultural dos públicos, processo este que implica a utilização paralela de diferentes metodologias de recolha de informação sobre os públicos do ‘Artéria’. Os processo associados à criação são também alvo deste trabalho de monitorização. Ao longo de todo o processo de ensaio da criação nova realizamos uma monitorização qualitativa do processo de construção de cada criação/intervenção. Este processo de monitorização passa pela realização de um conjunto de entrevistas a um conjunto de intervenientes do processo, nomeadamente criadores, agentes culturais, municípios e coordenadores gerais do projeto. Em paralelo, procedemos a um processo de recolha documental dos processos criativos (vídeo e fotografia). Um Diário de Bordo (DB) é também construído, utilizando uma metodologia de Observação Direta em que os investigadores e alunos acompanham ensaios e o processo de criação. No final do projeto, temos como objetivo produzir um conjunto de materiais de divulgação e de produtos finais com vista a valorizar a criação artística, articulando estes processos com os materiais produzidos cientificamente, como relatórios, artigos científicos, teses de mestrado, livros, entre outros.
Cláudia Pato Carvalho (CES/Teatrão)
Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
CES (coordenação), Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação de Coimbra (Arte e Design, Teatro e Educação) | Universidade de Coimbra - Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (Antropologia e Arquitetura), Faculdade de Economia da UC (Sociologia), Faculdade de Letras da UC (Estudos Artísticos e História de Arte), Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Escola Superior de Educação e Escola Superior de Artes Aplicadas), Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar.
Margarida Relvão, Luísa Trindade, Paulo Peixoto, Claudino Ferreira, Sandra Xavier
Bartolomeu Paiva (ESEC-IPC), Cristina Faria (ESEC-IPC), Cristina Leandro (ESEC-IPC), Nuno Chuva Vasco (ESEC), Pedro Bandeira Maia (ESEC-IPC)
Beatriz Corvelo (FLUC), Catarina Marques (ESTT-IPT), Clara Sefair (FCTUC), Daniel Lopes (FEUC), Daniel Silva (FEUC), Dulce Branco (FCTUC), Rita Brás (FEUC), Rute Lemos (FLUC), Sara Alves (FLUC), Suse Trinchete (FLUC), Ana Catarina Pereira, Ana Simões, Andreia Patrício, Andressa Almeida, Carolina Aguiar, Cátia Pinto, Inês Silva, João Mendes, João Morais, Júlio Correia, Liliana, Margarida Fernandes, Rebeca Quinteiro, Sérgio Lamancha, Sofia Barros (Curso de Arte e Design – ESEC), Ana Catarina Arteaga, Ana Margarida Sá, Ana Margarida Mendes, Ana Sofia Pereira, Carlos Vieira, Catarina Andrade, Catarina Bento, Daniela Silva, Fábio Saraiva, João Santos, Juliana Almeida, Mariana Fernandes, Pedro Matias, Ricardo Oliveira, Teosson Chau (Curso de Teatro e Educação - ESEC), Antonio Fidalgo, Cátia Carvalho, Ricardo Almeida, Gabriela Ojeda, Beatriz Matias (Licenc. Sociologia, UC)
Beatriz Corvelo (FLUC), Catarina Marques (ESTT-IPT), Clara Sefair (FCTUC), Daniel Lopes (FEUC), Daniel Silva (FEUC), Dulce Branco (FCTUC), Rita Brás (FEUC), Rute Lemos (FLUC), Sara Alves (FLUC), Suse Trinchete (FLUC), Ana Catarina Pereira, Ana Simões, Andreia Patrício, Andressa Almeida, Carolina Aguiar, Cátia Pinto, Inês Silva, João Mendes, João Morais, Júlio Correia, Liliana, Margarida Fernandes, Rebeca Quinteiro, Sérgio Lamancha, Sofia Barros (Curso de Arte e Design – ESEC), Ana Catarina Arteaga, Ana Margarida Sá, Ana Margarida Mendes, Ana Sofia Pereira, Carlos Vieira, Catarina Andrade, Catarina Bento, Daniela Silva, Fábio Saraiva, João Santos, Juliana Almeida, Mariana Fernandes, Pedro Matias, Ricardo Oliveira, Teosson Chau (Curso de Teatro e Educação - ESEC), Antonio Fidalgo, Cátia Carvalho, Ricardo Almeida, Gabriela Ojeda, Beatriz Matias (Licenc. Sociologia, UC)
Nuno Jerónimo (UBI), Urbano Sidoncha (UBI)
Anabela Quelhas, Adriana Diamantino, Vanessa Santos, Andreia Vaz, Tetyana Ostapchuk
Hermínia Sol
Sandra Rosa, Débora Fino
Cristina Pereira (ESECB), Nelson Antunes (Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESART)
Ana Beatriz Ribeiro, Ana Catarina Lopes, Ana Lúcia Alexandre, Cristiana Brites, Rute Gomes
Rosa Branca, Marisa Filipa Teixeira
Nuno Dias (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura – Id+), Carlos Santos (Departamento de Educação e Arte)
Associação de Hotelaria e Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), iClio, Reitoria da Universidade de Coimbra, Associação Ruas, Direção Regional de Cultura do Centro, Turismo do Centro
Associação de Coletividades da Figueira da Foz
COORDENAÇÃO
ARTÍSTICA
DO TEATRÃO
COORDENAÇÃO
CIENTÍFICA
COFIANCIAMENTO
APOIO
INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS PARCEIRAS
Universidade de Coimbra , Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior.