Territórios de baixa densidade - desafios culturais, físicos e demográficos

Territórios de baixa densidade - desafios culturais, físicos e demográficos apresenta-se como atividade paralela e estruturante da intervenção no território, fazendo a ponte entre processos de participação pública, como o mapeamento cultural, e o espetáculo de criação. Pretende lançar uma base de reflexão sobre algumas temáticas de relevo que têm vindo, desde os últimos incêndios de 2017, a ganhar relevo local e nacional. Abordamos questões relacionadas com a descentralização e os territórios de baixa densidade. Apelamos à importância da valorização do património natural, cultural e físico dos locais e relevamos questões associadas à componente humana e à resiliência das comunidades. A experiência local de Tábua e as expetativas sobre as estratégias para a atratividade e regeneração deste território, fazem também parte da nossa agenda.

 

 

 

 

 



Claudete Moreira

Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da UC

Claudete Carla Oliveira Moreira é Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra, Coordenadora do 1.º Ciclo, Licenciatura em Turismo, Território e Patrimónios e Subdiretora do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, CEGOT, Grupo de Investigação 3, Paisagens Culturais, Turismo e Desenvolvimento. Publicou 3 livro, dois em co-autoria, 10 capítulos de livros, 9 trabalhos em atas de eventos. Possui 36 itens de produção técnica. Recebeu 4 prémios e/ou homenagens.



Elisa Pérez Babo

Presidente do Conselho de Administração da Quaternaire

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1980), conclui o mestrado (pré-Bolonha) em Planeamento do Território - Inovação e Políticas de Desenvolvimento, pela Universidade de Aveiro em 2010, com a dissertação “Cultura e Desenvolvimento: novos desafios para as políticas urbanas”. Entre 1981 e 1991 foi quadro técnico superior da Comissão de Coordenação da Região do Norte, onde exerceu funções técnicas na Divisão de Estudos Sociais e Culturais e, posteriormente, funções de chefia das Divisões de Áreas Críticas e Reabilitação e de Estudos e Planeamento (Direção Regional de Ordenamento do Território). Elaborou posteriormente, entre 1991 e 1997, em regime de profissional liberal, diversos trabalhos nas áreas do planeamento territorial e urbano e dos estudos de viabilidade económica, período em que foi também consultora da Câmara Municipal de Matosinhos, nos domínios do planeamento urbano e da política cultural.

Quadro técnico superior da Quaternaire Portugal desde 1997, integra a Administração a partir de Maio de 2002, com funções de presidente do Conselho de Administração desde Maio de 2018. No âmbito da empresa, coordena e participa ainda em trabalhos nos domínios das políticas e projetos culturais, das políticas urbanas e do planeamento e desenvolvimento socioeconómico.

 

Isabel Damasceno

CCDRC

Licenciatura em Economia (Ramo Gestão) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 1978. Em termos de atividade profissional foi Professora de Ensino Preparatório e Secundário, responsável pelo Departamento de Recursos no Departamento Postal de Leiria (Empresa CTT), responsável pela Área de Recursos em Leiria e em Coimbra (Empresa Portugal Telecom), responsável pela Área Comercial – Direção de Negócios Pessoais de Leiria (Empresa Portugal Telecom). Desempenhou os seguintes cargos: Vogal Executiva do Programa Operacional Regional do Centro desde fevereiro de 2010, Presidente da Câmara Municipal de Leiria de janeiro de 1998 a Outubro de 2009, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, Presidente do Conselho de Administração dos SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, Vogal da Direção e Conselho de Decisão Leader+/ADAE e Presidente da Assembleia Geral – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, Presidente do Conselho Diretivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral, Presidente e Vogal da Junta da Área Metropolitana de Leiria; Presidente e Vogal do Conselho de Administração e Presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Alta Estremadura; Presidente e Vogal do Conselho de Administração da Agência de Energia Enerdura; Vogal da Comissão Executiva da Região de Turismo Leiria/Fátima; Vogal do Conselho de Administração da Sociedade LeiriaPolis; Vogal do Conselho de Administração da SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis S.A., Secretária da Mesa da Assembleia Geral e Vogal da Comissão de Vencimentos da Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.; Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI); Membro da Assembleia de Freguesia de Leiria.



José Manuel Mendes

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

José Manuel Mendes é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Associado com Agregação. Investigador do Centro de Estudos Sociais, tem trabalhado nas áreas do risco e da vulnerabilidade social, planeamento, políticas públicas e cidadania. É coordenador do Observatório do Risco - OSIRIS, sediado no Centro de Estudos Sociais, e Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais. Coordena o projeto FORLAND - Riscos hidro-geomorfológicos em Portugal: forçadores e aplicações ao ordenamento do território



Luca Antonio Dimuccio 

Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (FLUC) e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

Geólogo e doutor em Geologia. Professor Auxiliar no Departamento de Geografia e Turismo e investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo também  investigador colaborador da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Portugal) e vice-presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGeom). É subdirector do Departamento de Geografia e Turismo. Ao longo de 25 anos de carreira universitária tem desenvolvido trabalhos na área da Geologia Sedimentar e Estrutural, Geomorfologia e Geoarqueologia Cársica e Fluvial, assim como da Geografia Física aplicada aos estudos dos impactes ambientais e a gestão do território. 

 

Norberto Santos 

Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Norberto Nuno Pinto dos Santos é Professor Associado com Agregação na Universidade de Coimbra. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase no Turismo, Gestão de Destinos Turísticos, em Geografia Económica e Social e em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 53 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica e tecnológica são: Turismo, Desenvolvimento, Património, Percursos de integração, Desenvolvimento Local, Coimbra, Gastronomia, Lazer, Cidade e Geografia. 

Entre 1996 e 2003 foi docente na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto, no Curso de Gestão do Património. Posteriormente, entre 2008 e 2016, exerceu docência na Universidade Lusófona do Porto, nos curos de Pós-Graduação de Gestão Cultural e Comunicação e de Licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia. Desde de Abril de 2018 é membro da Comissão de Stakeholders do inED - centro de investigação da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (ESEP).

De Março de 2007 a Fevereiro de 2008 integrou o Grupo de Missão para preparação da Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012, em representação do Ministério da Cultura. Entre Julho de 2009 e outubro de 2014 foi presidente do Conselho de Administração da Fundação do Museu do Douro.

É autora de vários artigos e de comunicações em seminários sobre temas relacionados, particularmente, com as políticas culturais e urbanas.



Pedro Machado

Turismo do Centro de Portugal

Doutorando em Turismo, pela Universidade de Aveiro, desde Outubro de 2013. Mestre em Ciências de Educação, na Área de Especialização – Psicologia Educacional, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, com a Dissertação: “Carta (s) Educativa (s) – Que realidade? O caso de Montemor-o-Velho?”. Licenciado em Filosofia – Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Atualmente, desempenha as seguintes funções: Eleito Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Rotas do Vinho de Portugal, a 13 de novembro 2014; Presidente da ANT – Associação Nacional de Turismo e Portugal, desde 10 de março 2014; Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, eleito em 21 de Agosto de 2013, para o mandato de 2013/2018, tendo tomado posse a 23 de Agosto de 2013; Membro Cooptado da ESTH/IGP – Personalidade externa convidada pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, conforme deliberação do Conselho de 6 de Maio de 2013; Membro Cooptado do DGEI – Personalidade externa cooptada pelos membros do Conselho do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, em 13 de Abril de 2013; Presidente da ARPT – Agência Regional de Promoção Turística Externa, com Sede na Casa Amarela, largo de Sta. Cristina, em Viseu, eleito em 22 de novembro de 2012, para o quadriénio 2012/2016.

Início 18-07-2019 10:00
Local
Tábua
Tábua, 3420 Tábua, Portugal
Tábua

Rede Artéria
T: +351 239 714 013
E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COORDENAÇÃO
ARTÍSTICA
DO TEATRÃO

TEATRÃO

COORDENAÇÃO
CIENTÍFICA

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS
MUNICÍPIOS
ARTÉRIA

COFIANCIAMENTO

APOIO

INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS PARCEIRAS

Universidade de Coimbra , Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior.