Ourém

Local de intervenção: Vila Medieval

O foco do projeto artístico para Ourém incidirá sobre o conjunto patrimonial da Vila Medieval, concertando a estratégia de desenvolvimento cultural do município e as aspirações dos agentes culturais. A Vila Medieval dista 2km da zona nova da cidade de Ourém. É um burgo amuralhado, composto por vários edifícios, enriquecido pelas ruas com traços medievais, que rasgam o casario branco, pelo comércio tradicional e pelas pessoas que a habitam. Estas características continuam a qualificar a Vila Medieval, envolta numa muralha, que ganha dimensão quando perspectivada segundo a exposição e a tipificação dos bens imóveis inclusos. Pelo que materializa e representa em termos históricos e patrimoniais, a Vila Medieval participa na construção e no reforço da identidade local, porque evoca um papel central na configuração e legitimação da história do município, e propicia uma leitura contextualizada da história nacional.
O processo de mapeamento revelou a ambição dos participantes de constituírem como uma plataforma de trabalho, aproveitando o input deste projeto para que o tecido cultural local se desenvolva e trabalhe de forma una e mais próxima do município. Este trabalho revelou ainda que a cidade de Ourém não conseguiu ainda resolver o afastamento físico e emocional que a população sente em relação à Vila Medieval. O desconhecimento generalizado da história e do seu valor patrimonial contribuem para esta fraca relação de identidade e pertença. A criação artística deverá ter em conta as debilidades assinaladas pelos agentes, município e Politécnico de Tomar, este último envolvido através das licenciaturas de Turismo Cultural e Vídeo e Cinema Documental e ainda o centro de investigação Laboratório de Turismo. Deverá ainda dimensionar e cruzar os tempos históricos numa abordagem contemporânea que contribua para uma revisão da leitura deste espaço patrimonial para que ele se inscreva na realidade de habitantes, turistas e visitantes. Caracterizando- o como elemento “vivo”, evolutivo e dinâmico nas mais diversas vertentes: cultural, económica, turística e social.

Também em Ourém

ups!!! os eventos ainda não estão programados...

Rede Artéria
T: +351 239 714 013
E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COORDENAÇÃO
ARTÍSTICA
DO TEATRÃO

TEATRÃO

COORDENAÇÃO
CIENTÍFICA

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS
MUNICÍPIOS
ARTÉRIA

COFIANCIAMENTO

APOIO

INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS PARCEIRAS

Universidade de Coimbra , Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior.